Conheça o Melhor Tablet para Estudar

Se você cursa alguma especialização ou tem filhos em idade escolar, já deve ter se perguntado qual melhor tablet para estudar, acertei? Embora os notebooks pareçam ser a preferência da maioria das pessoas, os tablets têm disputado a atenção dos estudantes.

Isso porque, muitos tablets dispõem das mesmas funcionalidades de um computador e ainda costumam ser mais acessíveis financeiramente. Além disso, por se tratar de um dispositivo menor, o seu transporte também é mais simples.

Esse é um dos motivos pelos quais, escolas e faculdades têm investido no tablet para os alunos. Normalmente, os estudantes carregam o “mini computador” em mochilas e usam tanto no ambiente escolar, como em casa para pesquisas e trabalhos.

No entanto, é fundamental saber qual melhor tablet para estudar antes de adquirir o seu. Em outras palavras, assim como nos computadores, nem toda ferramenta tecnológica atenderá às suas necessidades. Por isso, é importante pesquisar as suas características antes da compra.

Pensando nisso, neste artigo, você vai conhecer alguns pontos que devem ser avaliados antes de efetuar a sua aquisição. Além disso, também terá acesso ao nosso ranking com os 5 melhores para compra on-line. Acompanhe a leitura e não tenha mais dúvidas na hora de escolher qual melhor tablet para estudar.

Como escolher o melhor tablet para estudar?

Antes de escolher o melhor tablet para estudar, é fundamental avaliar determinados critérios, como processador, armazenamento, memória RAM e sistema operacional, por exemplo. Essas e outras características são as responsáveis pela velocidade, capacidade para guardar arquivos e tantas outras ações que facilitam o dia a dia com o dispositivo.

A seguir, você conhece cada uma delas em detalhes!

Processador

Se você não sabe o que é um processador e qual a sua importância, podemos começar dizendo que ele é o responsável pelo desempenho do seu tablet.

Em outras palavras, alguns processadores são bons apenas para a realização de tarefas simples, como navegar na internet, ler livros e fazer anotações, por exemplo. Já para atividades mais avançadas, como o uso de aplicativos mais pesados e edição de imagens e vídeos, o ideal é investir em um processador melhor.

Neste cenário, temos o Quad-Core, que atende perfeitamente às atividades mais comuns e o Octa-Core, processador perfeito para as funções mais complexas. No entanto, caso você não consiga verificar o processador, pode observar os GHz (GigaHertz). Quanto maior ele for, melhor será o seu desempenho.

Armazenamento

Outro fator importante para saber qual melhor tablet para estudar, é o armazenamento do dispositivo, ou seja, a capacidade que ele possui para guardar arquivos e aplicativos. Normalmente, esses valores variam entre 64 a 512 GB.

Caso você esteja buscando um tablet para tarefas simples, isto é, pesquisas e anotações, por exemplo, 64 GB tende a ser o suficiente. Contudo, se for do time dos que usam o dispositivo para todas as atividades escolares, e ainda deseja armazenar diferentes tipos de arquivos, os modelos a partir de 128 GB podem ser uma opção melhor.

Vale dizer que alguns tablets ainda permitem a expansão da memória por meio do cartão microSD (mesmo cartão de memória usado em celulares). Assim, alguns modelos podem chegar a 1 TB de capacidade. Entretanto, é importante ressaltar que o espaço é dividido entre arquivos e instalações de aplicativos.

Memória RAM

Além do armazenamento, é muito importante observar a memória RAM. Isso porque, é ela quem vai garantir a velocidade e o uso de múltiplos aplicativos. Inclusive, caso você tenha o hábito de abrir mais de uma janela de pesquisa enquanto utiliza aplicativos, por exemplo, terá dor de cabeça com pouca memória RAM.

Neste contexto, o melhor tablet para estudar é aquele com, ao menos, 4 GB de memória RAM. É importante dizer que, quanto maior a memória RAM, maior será o valor de aquisição, isso porque o dispositivo terá melhor desempenho e ainda será mais útil as tarefas do dia a dia.

Sistema Operacional

Quando falamos em sistema operacional é difícil escolhermos o melhor, afinal, cada usuário tem o seu preferido. Normalmente, a escolha não é difícil, pois durante a vida, é comum que já tenhamos usado mais de um deles.

Isso significa que, cada sistema tem a suas vantagens e cabe a você avaliar quais lhe chamam mais atenção e atendem melhor a sua necessidade. O Android, por exemplo, é adaptado conforme o estilo de cada fabricante, ou seja, um tablet da Samsung pode ter aplicações diferentes de um da Lenovo. No entanto, ele é mais fácil de parear com outros dispositivos e ainda conta com uma grande variedade de aplicativos na Play Store.

Agora, quando falamos em iOS, a coisa muda de figura. Ou seja, a Apple dispõe de um sistema mais exclusivo e, normalmente, há uma dificuldade para interagir com Androids. Além disso, a loja de aplicativos também não é a mesma, ela se chama Play Store e nem sempre dispõe das mesmas opções disponíveis na Play Store. Contudo, muitos usuários são apaixonados pelo iOS e ressalvam a segurança que é bem maior que o Android.

Resolução de fotos e vídeos

A resolução de fotos e vídeos é uma característica que não pode ser esquecida se você deseja saber qual melhor tablet para estudar. Isso porque, a qualidade na hora de gravar, ou assistir multimídias é fundamental.

Para sermos mais exatos, no quesito qualidade de imagens é importante analisar a quantidade de megapixels, o que costuma ser em torno de 8 a 13 MP. Assim, fica claro que quanto mais MP, mais fotos nítidas você terá.

Já no quesito vídeo, o ideal é apostar em resoluções HD ou 4K, para evitar gravar ou assistir apresentações com baixa qualidade. Normalmente, os tablets mais básicos possuem cerca de 30 fps, enquanto os mais avançados dispõem de 60 fps.

Resolução de tela

A resolução de tela também é algo muito pessoal, uma vez que, dependerá das suas necessidades com o dispositivo. Ou seja, os mais compactos costumam ter menos de 8 polegadas, enquanto os maiores possuem 10.

Ademais, é imprescindível se atentar a quantidade de pixels. As telas com 2388 x 1668 oferecem melhores resultados quando comparadas às de 1920 x 1200, por exemplo. Inclusive, se você tiver a possibilidade de apostar em telas com tecnologia IPS, verá que a qualidade das imagens e vídeos são mantidas, independentemente do ângulo.

Conectividade

Não podemos deixar de falar sobre a conectividade, isso porque, ela é outro critério que deve ser considerado na hora de escolher o melhor tablet para estudar. Normalmente, a maioria dos dispositivos possuem conexão Wi-Fi para a internet. No entanto, alguns possuem a rede 4G ou 5G.

A princípio, você pode pensar que só a conexão com a internet importa, porém, caso encontre modelos de tablets com a conectividade por bluetooth, ela também pode ser muito útil para a inserção de mouses e teclados, por exemplo. Além disso, na falta da internet, o bluetooth e o USB podem ajudar no compartilhamento de arquivos.

Caneta para tablet

Por fim, geralmente, o melhor tablet para estudar é aquele que vem com uma caneta própria para escrever ou desenhar. Inclusive, alguns modelos podem vir sem o acessório, mas sendo compatível com ele, ou seja, você pode comprar a caneta separadamente, em alguns casos.

Vale dizer que se trata de um recurso opcional e que nem sempre ele será útil para as suas tarefas. Além disso, caso a caneta não venha com o dispositivo, é importante pesquisar bastante para comprar uma que seja compatível com o seu modelo.

Qual a diferença entre tablet e Ipad?

Antes de saber qual melhor tablet para estudar, é preciso entender a diferença entre tablet e Ipad. Assim, você pode escolher o seu com mais propriedade. A grande verdade é que os dois são a mesma coisa, ou seja, o Ipad também é um tablet.

No entanto, por ser fabricado pela Apple, ele leva uma nomenclatura diferente e, por isso, é chamado de Ipad. No mais, como mencionamos anteriormente, as características são bem semelhantes, mudando apenas o fato de se tratar de um sistema operacional próprio e com aplicativos na Apple Store, ao invés da Play Store.

Os 05 melhores tablets para estudar

Apresentamos agora, a nossa seleção com os 05 melhores tablets para estudar. Vale lembrar que, além de conhecer o produto, você pode escolher o seu e adquiri-lo por meio dos nossos links, os quais irão direcioná-lo a uma compra simples, rápida e segura. Confira!

5. Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite

Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite 10,4

Abrindo a nossa seleção de qual melhor tablet para estudar, o Samsung Galaxy Tab S6 Lite aparece como uma excelente opção. Com um bom custo-benefício, o modelo dispõe de 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM, ideal para os mais diversos tipos de tarefas escolares.

Além de sua capacidade, o Galaxy Tab S6 Lite também acompanha a caneta para a escrita e desenho no próprio dispositivo, que pode ser guardada em sua capa com compartimento exclusivo.

O modelo é muito bem avaliado pelos consumidores da Amazon no quesito durabilidade de bateria, velocidade e qualidade de imagem. Tendo como único defeito, o fato de não possuir slot para chip, ou seja, a conectividade ocorre somente por bluetooth e Wi-Fi. Para saber se este é o item que você está procurando, conheça mais detalhes abaixo.

Samsung Galaxy Tab S6 Lite
  • Processador: Octa-Core, 2.3 GHz
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: 4 GB
  • Sistema operacional: Android 10
  • Resolução de fotos e vídeos: 8 MP (traseira) e 5 MP (frontal)/Full HD 30 fps
  • Tela: 10.4 polegadas com 2000 x 1200
  • Conexão: Wi-Fi e Bluetooth
  • Acompanha caneta: Sim
PrósContras

  • Excelente qualidade de imagem
  • Ótimo processador
  • Bateria altamente durável

  • Não possui slot para chip ou conexão 4G

4. Tablet Samsung Galaxy A7 Lite SM-T220NZAUZTO

Tablet Samsung Galaxy A7 Lite

Por falar em baixo custo, o tablet Galaxy A7 Lite também entra nesse ranking. Isso porque, se trata de um dispositivo intermediário quando o assunto é o melhor tablet para estudar.

Isso se dá pelo fato de sua tela ter apenas 8.7 polegadas, que pode não ser o ideal se você busca por um dispositivo maior e com melhor resolução de imagem. Ainda que seja HD, o Galaxy A7 Lite possui menos pixels, ou seja, até 1920.

Em contrapartida, a sua bateria promete longa duração, memória RAM de 3 GB e capacidade de armazenamento de 32 GB. O fato de o Galaxy A7 Lite ocupar a 4.º posição, ficando abaixo do Tab S6 lite, é devido às avaliações serem mais positivas para ele. Isso ocorre porque, para a maioria dos estudantes, esse tablet atende completamente às necessidades, levando em consideração o transporte facilitado pelo tamanho.

Para ter a certeza que esse é o modelo que você precisa, confira mais detalhes sobre ele, a seguir.

Oferta
Samsung Galaxy A7 Lite
  • Processador: Octa-Core, 2.3 GHz
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: 3 GB
  • Sistema operacional: Android 11
  • Resolução de fotos e vídeos: 8 MP (traseira) e 2 MP (frontal)/ FHD (1920 x 1080) 30fps
  • Tela: 8.7 polegadas com 1340 x 800
  • Conexão: USB, Wi-Fi e Bluetooth
  • Acompanha caneta: não
PrósContras

  • Fácil manuseio
  • Bateria dura bastante
  • Excelente custo-benefício

  • Não acompanha caneta
  • Não tem entrada para chip

3. Tablet Samsung S7 FE

Tablet Samsung S7 FE

Na lista dos melhores tablets para estudar, o Samsung aparece novamente e, desta vez, com o modelo S7 FE. De antemão, já podemos dizer que a única avaliação negativa que encontramos sobre ele foi sobre o seu valor elevado. No entanto, não é para menos, normalmente quanto melhor desempenho e mais funcionalidades, maior será o seu custo.

Dentre os benefícios do dispositivo, destaca-se o tamanho da tela, em torno de 12.4 polegadas e sua memória interna de 128 GB. Além disso, há possibilidade de expandi-la até 1 TB.

Não podemos esquecer da memória RAM de 6 GB, o que é um fator muito importante. Isso porque, torna o tablet mais veloz e com melhor desempenho para realização de múltiplas tarefas.

Compatível com o Android 11, um dos mais modernos, o Samsung S7 FE, é perfeito para estudantes e, especialmente para os que cursam faculdades como a de engenharia, por exemplo, pelo seu alto poder de renderização.

Se você quer conhecer mais detalhes sobre esse dispositivo, confira mais informações, a seguir.

Samsung S7 FE
  • Processador: Octa-Core, 2.2 GHz
  • Armazenamento: 128 GB
  • Memória RAM: 6 GB
  • Sistema operacional: Android 11
  • Resolução de fotos e vídeos: 8 MP (traseira) e 5 MP (frontal)/UHD 4K (3840 x 2160) 30fps
  • Tela: 12.4 polegadas com 2560 x 1600
  • Conectividade: USB, Wi-Fi e Bluetooth
  • Acompanha caneta: Sim
PrósContras

  • Excelente resolução de tela
  • Bateria de longa duração
  • Ótima qualidade de imagem e som

  • Valor bem elevado

2. Tablet Lenovo Tab P11 Plus Octa-Core

Tablet Lenovo Tab P11 Plus

O tablet da Lenovo, modelo P11 Plus, dispõe de 11 polegadas e incríveis 2k de qualidade de imagem. Se pensarmos em qual melhor tablet para estudar, podemos colocar o P11 Plus nesta lista, sem hesitar.

Isso porque, ele não está na nossa seleção apenas pelo tamanho da sua tela, mas também por outras questões muito bem avaliadas pelos consumidores da Amazon. Uma delas, é a segurança do dispositivo, que usa o reconhecimento facial para desbloqueio e a resolução da câmera, que é superior à maioria dos tablets do mercado.

Além disso, ele possui o sistema operacional Android 11 e dispõe de 4 GB de memória RAM e 64 GB de capacidade interna, com possibilidade de expansão para 1 TB. Entretanto, o que mais destaca esse modelo dos demais é o valor. Ou seja, ainda que ele tenha todas as funcionalidades necessárias para os estudantes, possui um custo menor que os demais.

Para confirmar se este é o item que você está procurando, conheça a ficha técnica abaixo:

Lenovo Tab P11 Plus Octa-Core
  • Processador: Octa-Core, 2.3 GHz
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: 4 GB
  • Sistema operacional: Android 11
  • Resolução de fotos e vídeos: 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal)/Full HD 30 fps
  • Tela: 11 polegadas com 2000 x 1200
  • Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth e 5G
  • Acompanha caneta: não
PrósContras

  • Excelente resolução
  • Ótima velocidade
  • Durabilidade da bateria

  • Não tem entrada para fone de ouvido
  • Não possui entrada USB
  • Não acompanha caneta

1. Tablet Apple iPad 9.º Geração

Tablet Apple iPad 9.º Geração

Por fim, em primeiro lugar na nossa seleção de melhores tablets para estudar, temos o Ipad da Apple. Trata-se de um dispositivo muito elogiado pelos clientes da Amazon, por seu incrível processador A13 Bionic, excelente durabilidade de bateria e resolução de tela.

O Ipad 9.º geração da Apple, também se destaca por ser altamente funcional e possuir 64 GB de armazenamento. Além disso, dispõe de um super desempenho e segurança, atributos que já fazem parte das vantagens oferecidas pela marca.

Se você continua se perguntando qual melhor tablet para estudar, depois desses atributos, pode ser que já tenha encontrado o seu. Inclusive, é a preferência da maioria dos consumidores da Amazon. Se deseja saber mais sobre ele, conheça mais detalhes abaixo.

Oferta
Apple iPad
  • Processador: A13 Bionic
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: não informada
  • Sistema operacional: iPadOS 15
  • Resolução de fotos e vídeos: 8 MP (traseira) e 12 MP (frontal)/1080p HD 30 fps
  • Tela: 10.2 polegadas com 2160 x 1620
  • Conexão: Wi-Fi
  • Acompanha caneta: não
PrósContras

  • Excelente desempenho
  • Bateria de alta durabilidade
  • Lindo design

  • Não possui tela anti reflexo
  • Não acompanha caneta
  • Não possui conexão com 5G

Perguntas frequentes sobre o melhor tablet para estudar

Abaixo, você confere uma seleção de perguntas frequentes sobre o melhor tablet para estudar. Caso não encontre a sua dúvida, comente abaixo que responderemos com todo o prazer. Acompanhe!

Qual é a vantagem de ter um tablet para estudar?

A principal vantagem de ter um tablet para estudar é a praticidade e agilidade no momento do estudo, além de poder carregar o item para todos os lugares. Ademais, vale lembrar que o tablet também permite o armazenamento de diversas informações e realização de pesquisas por um custo menor que um notebook.

Quanto GB o melhor tablet para estudar deve ter?

Com um tablet para estudar de 8GB de memória, você já consegue salvar mais arquivos e ter uma boa agilidade na hora de realizar pesquisas, assistir vídeo aulas e fazer trabalhos.

Quanto de memória RAM o melhor tablet para estudar deve ter?

Normalmente, os tablets possuem de 1 GB e 8 GB de memória RAM. Para estudar, o ideal é ter, ao menos, 4GB. Isso porque, o processador se torna mais rápido e dinâmico.

Qual a vida útil do melhor tablet para estudar?

A vida útil de um tablet pode variar, dependendo da marca, do modelo e, principalmente, dos cuidados. Embora se estime um prazo de cerca de 3 anos, a maioria dos estudantes consegue usar o aparelho por mais tempo.

Qual a vantagem de ter um tablet com caneta para estudar?

A vantagem de ter um tablet para estudar com caneta é que o acessório é muito mais prático para fazer anotações, pesquisar e até mesmo desenhar. Além disso, a caneta auxilia no manuseio dos principais aplicativos de forma mais simples e rápida.

E então, já sabe qual o melhor tablet para estudar?

Escolher o melhor tablet para estudar, é uma missão que depende de diferentes fatores. O primeiro e mais importante deles, como já mencionamos, é a sua necessidade pessoal. Em outras palavras, apesar de desejarmos ter o melhor dispositivo, muitas vezes, o mais simples pode ser suficiente para atender as demandas do nosso dia a dia.

Se o tablet não for para você, por exemplo, é válido investigar o cotidiano escolar do futuro dono do dispositivo, antes de efetuar a compra. Ou seja, caso esteja buscando por um tablet para a escola dos seus filhos, é importante verificar o que é recomendado pela unidade de ensino.

Vale dizer que, muito mais que pesquisas e trabalhos escolares, o tablet também é uma excelente forma de manter os estudantes conectados com o mundo e suas atualizações. Neste contexto, é fundamental considerar a conexão do aparelho para ter a certeza que a internet não será um problema na falta de um chip ou Wi-Fi.

E então, já sabe qual melhor tablet para estudar? Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a resolver essa questão. Vale ressaltar que é simples e prático adquirir qualquer um dos modelos apresentados, clicando nos links dispostos neste artigo.

No entanto, se você continua em dúvida se o tablet é mesmo a solução que você procura, leia também: qual o melhor notebook para estudar e resolva de uma vez por todas esse impasse.

Lembre-se que aqui no Shog, você sempre encontra as melhores dicas de compra para não errar na escolha dos itens para você e seu lar! Até a próxima!

Esse conteúdo te ajudou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

* Todos os valores foram atualizado em 2024-05-19 // Dados da Amazon Brasil (api)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você pode gostar
SSD Lexar

SSD da marca Lexar é bom?

Se você chegou até este conteúdo, é porque, provavelmente, sabe da importância…
Melhor Notebook para Estudar

Qual o melhor Notebook para estudar?

Os notebooks têm se tornado os substitutos dos cadernos dos estudantes. Tanto…