Aprenda a escolher o Melhor Tênis para Corrida

Cada vez mais pessoas estão preocupadas com a melhoria da qualidade de vida. Entre os principais hábitos para manter uma rotina saudável está a realização de atividades físicas.

A corrida de rua, por exemplo, é uma prática que vem ganhando adeptos que querem sair do sedentarismo, emagrecer ou simplesmente desejam praticar esportes competitivos.

No entanto, se você é uma dessas pessoas, deve saber que para ter uma boa experiência com esse tipo de exercício, é fundamental escolher um tênis próprio para garantir todo o conforto e desempenho necessário durante a atividade.

Para isso, não é preciso escolher o tênis para corrida mais caro ou o que tenha a tecnologia mais recente. Basta entender qual o seu tipo de pisada, a frequência que irá correr, se a atividade será ao ar livre, em ambiente fechado e até mesmo avaliar as suas condições físicas, isto é, se você é iniciante ou profissional neste tipo de atividade.

Apesar de termos à disposição no mercado diferentes marcas e modelos, é importante compreender qual deles é o ideal para você.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar qual o melhor tênis de corrida e o que é imprescindível pesquisar antes de adquirir o seu. Vamos lá?

Como escolher o melhor tênis para corrida?

Assim como em qualquer outro calçado, os tênis para corrida precisam ser bem analisados antes da compra, para que possam atender a sua necessidade.

Fatores como: tecnologia, cabedal, palmilha, sola, entressola e desvio devem ser levados em consideração. Além disso, o seu tipo de pisada também influencia diretamente na opção adequada.

Vamos explicar tudo isso de forma mais detalhada. Vem com a gente!

Tecnologia

Um dos principais investimentos que as marcas de calçados esportivos fazem, é no quesito tecnologia, ou seja, o material que deixa o calçado ainda mais confortável, agregando maior valor a ele.

Cada marca e modelo investe em uma tecnologia própria, criando tênis com características diferentes.

Um exemplo disso, é a Nike que dispõe de tecnologia Zoom Air e Flyknit, que promete maior conforto e amortecimento. Já a Adidas, possui a Boost que afirma além do amortecimento, uma maior maciez durante a corrida.

Antes de decidir pelo seu modelo, busque analisar se ele conta com alguma dessas tecnologias que auxiliem no conforto aos pés.

O seu material principal é o poliuretano ou EVA. O poliuretano é capaz de se moldar durante os choques e retornar ao estado normal até o próximo impacto. Já o EVA, apesar de também ser eficaz nos impactos, pode ser perder na durabilidade.

Cabedal

O cabedal é o corpo do tênis, ou seja, a parte responsável pela proteção, localizada na área superior externa.

Suas principais funcionalidades são proteger, cobrir e dar conforto aos pés. Este item pode ser composto de uma série de materiais, como sintético ou têxtil, influenciando diretamente no conforto.

Palmilha

A palmilha é o que dá suporte aos pés e as articulações, especialmente nos joelhos, durante os impactos intensos. Estes impactos, inclusive, podem causar lesões complexas e duradouras.

Por esta razão, é fundamental que a palmilha seja feita de material capaz de amortecer os possíveis choques provocados pela corrida.

O material mais usado pelos fabricantes é o EVA, que consiste em uma espuma especial super confortável e amortecedora de movimentos.

No geral, existem três tipos de palmilha: as ortopédicas, terapêuticas e de conforto. As características de cada uma são:

  • ortopédicas: tem como função principal tratar e aliviar as dores. Normalmente são desenvolvidas para a necessidade de cada usuário, ou seja, fabricadas sob medida;
  • terapêuticas: como o nome já sugere, o objetivo é servir como tratamento terapêutico para os pés. Por meio dela é possível relaxar os músculos e até mesmo a postura e circulação sanguínea dos pés;
  • conforto: tem como finalidade oferecer maior conforto aos pés, se adequando para que o formato dos calçados não cause desconfortos ou dores.

Embora as palmilhas possam ser uma parte do tênis que passe despercebida, escolher a opção errada pode trazer sérios danos à saúde física.

Sola

Também chamada de solado, a sola é a parte do tênis de contato direto com o chão. Seu material normalmente é composto de borracha ou EVA e pode variar entre rugosa ou semi rugosa, dependendo de como foi fabricado.

As solas rugosas geralmente são recomendadas para corridas e terrenos mais instáveis, enquanto as semi rugosas são indicadas para corridas de rua e pistas.

O solado do tênis de corrida também pode ser feito com o EVA, oferecendo mais leveza ao calçado, facilitando a prática da atividade.

Entressola

A entressola é o que fica entre a palmilha e a sola do tênis, ou seja, é a principal responsável pelo amortecimento dos impactos.

Para exemplificar: quando uma marca garante tecnologia extra de amortecimento, é na entressola que ela se localiza.

Desvio ou drop

O desvio ou drop, como também é chamado, é a parte do tênis que consiste na diferença de altura entre o apoio do calcanhar e a ponta dos dedos até a sola. Em outras palavras, é o salto do tênis.

Este item de forma individual não costuma representar nenhuma interferência na saúde física do corredor, mas atrelado a outros fatores tende a ser fundamental.

Normalmente, drops menores são os mais recomendados para quem corre de forma regular, já para os iniciantes, os mais altos costumam absorver melhor os impactos no calcanhar.

Tipos de pisada

Saber o seu tipo de pisada é fundamental para encontrar o tênis de corrida ideal. Existem três tipos de pisada: a pronada, a neutra e supinada:

  • pisada pronada: quando a parte do pé é quem recebe a maior parte do peso;
  • pisada supinada: é a parte externa do calçado que recebe maior peso, ou seja, há um desgaste maior na parte externa do calçado com o primeiro contato com o solo, antes de qualquer outra área do pé;
  • pisada neutra: considerada a mais comum das três, representando a ideal. Por meio de uma distribuição igualitária do peso, sem sobrecarregar nenhuma área específica do pé.

Os 5 melhores tênis para corrida

Até aqui, ficou bem claro quais são os pontos que devem ser levados em conta antes de efetuar a compra do seu tênis para corrida, não é verdade? Então, agora vamos a lista dos 5 melhores disponíveis para a compra online. Vamos lá?

5. Tênis para Corrida Nike Revolution 6

Tênis Masculino Nike Revolution 6 Men DC3728003

Indicado para treinos leves de corrida, academia e uso diário, o tênis masculino Nike Revolution 6, é uma excelente alternativa que une versatilidade e conforto em um único calçado.

Além das qualidades citadas, o cabedal apresenta leveza, respirabilidade e ainda auxilia no frescor e na flexibilidade durante os movimentos.

A inserção de espuma na entressola, oferece uma pisada macia, suave e com maior amortecimento. Já o solado garante maior tração e distribuição nas passadas.

Características do Tênis Masculino Nike Revolution 6:

  • Tecnologia: Não informada
  • Palmilha: Integrada/Forrada
  • Solado: Borracha
  • Cabedal: Sintético/têxtil
  • Entressola: Espuma

PRÓS
Excelente custo-benefício
Perfeito para caminhadas e corridas
Calçado leve

CONTRAS
Pode ser necessário comprar um número maior
Acabamento básico

4. Tênis para Corrida Nike Downshifter 11

Calçado para corrida Nike Downshifter 11, NIKE, masculino

Conforto e versatilidade é o que o tênis para corrida Nike Downshifter possui. É um calçado ideal para iniciar na corrida ou na caminhada.

O cabedal possui tramas abertas que oferecem mais elasticidade e suporte aos pés. A entressola em EVA e solado em borracha, auxilia no amortecimento dos choques e proporciona maior segurança.

Com um excelente custo-benefício é possível adquirir esse tênis de qualidade e padrão NIKE que só traz vantagens aos consumidores.

Características do tênis para corrida Nike Downshifter:

  • Tecnologia: Não informada
  • Palmilha: Forrada
  • Solado: Borracha
  • Cabedal: Sintético/Têxtil
  • Entressola: EVA

PRÓS
Conforto e maciez
Material de qualidade
Excelente custo-benefício

CONTRAS
Palmilhas não podem ser substituídas
Difíceis de calçar
Pouca absorção de impacto

3. Tênis para Corrida em trilha Adidas Run Falcon 2.0

Tênis de corrida Adidas Runfalcon 2.0 feminino

Ideal para atividades na academia e corridas de curta distância, o tênis Adidas Run Falcon 2.0 possui visual esportivo e versátil.

Muito além de apenas conforto, o tênis Adidas Run Falcon 2.0 dispõe de cabedal respirável, por meio da combinação perfeita de materiais reciclados.

No colar do calcanhar ainda possui reforço acolchoado que garante proteção contra o atrito e com a isenção de EVA, a movimentação fica mais leve e macia.

Características do Tênis Masculino Adidas Run Falcon 2.0:

  • Tecnologia: Borracha Non-Marking: não deixa marcas e auxilia nos movimentos.
  • Palmilha: Integrada/Forrada
  • Solado: Borracha
  • Cabedal: Mesh (Fibras em malha com tramas abertas)
  • Entressola: EVA

PRÓS
Excelente ajuste
Calçado confortável
Solado macio

CONTRAS
Vem com cadarço ao invés do velcro
Calçado um pouco pesado

2. Tênis para Corrida Mizuno Way Unissex

Tênis Mizuno Way Unissex

Produzido com material têxtil que proporciona maior respirabilidade aos pés, o tênis Mizuno Way Unissex é ideal para quem precisa de um calçado mais leve.

O cabedal é confeccionado em mesh e conta com reforço acolchoado na área do calcanhar para um melhor apoio e conforto.

Indicado para corridas por contar com a tecnologia Wave na entressola que oferece maior amortecimento dos impactos. Além disso, o solado em borracha promove maior tração e aderência.

Características do Tênis Mizuno Way Unissex:

  • Tecnologia: Mizuno Wave
  • Palmilha: Macia/Removível/Forrada
  • Solado: Borracha
  • Cabedal: Mesh (Fibras em malha com tramas abertas)
  • Entressola: EVA

PRÓS
Excelente custo-benefício
Conforto e maciez
Ótima qualidade e acabamento

CONTRAS
Palmilha um pouco fina

1. Tênis para Corrida Interceptor Fila

Tênis Interceptor, Fila, Masculino

Moderno e com um design autêntico, o tênis Interceptor Fila é o modelo perfeito para quem busca por conforto.

Produzido com materiais de tela e tecido mesh, ele oferece maior respirabilidade para os pés e ainda possui detalhes em material sintético adicionando um estilo icônico ao calçado.

Além disso, oferece maior suporte e estabilidade durante os movimentos. O solado em EVA possui tecnologia Energizes Rubber, que modifica o impacto da pisada em propulsão, garantindo grip superior em contato com o chão.

Características do Tênis Interceptor Fila Masculino:

  • Tecnologia: Energized Rubber
  • Palmilha: Forrada/Removível
  • Solado: EVA
  • Cabedal: Em tela e Mesh
  • Entressola: EVA

PRÓS
Conforto e maciez
Tecido resistente
Design moderno

CONTRAS
A cor pode sofrer ajustes

Dúvidas frequentes sobre o melhor tênis para corrida

Qual a importância de usar um tênis ideal para corrida?

Utilizar tênis ideais, além de garantir a estabilidade e segurança na hora da corrida, também evita possíveis acidentes e imprevistos.

Quanto tempo dura um tênis de corrida?

A durabilidade do tênis de corrida pode variar de acordo com a qualidade do material, ou seja, quanto melhor ele for, maior será a sua durabilidade. Em média, nas condições adequadas, um tênis de corrida deve durar entre 500 e 750 km.

Como escolher o tamanho do tênis de corrida?

Para a corrida, é indicado que o tênis seja um número maior que os demais calçados. Correr com tênis apertado, além de desconfortável, irá diminuir a durabilidade dele, impactando diretamente no material.

Como saber o meu tipo de pisada?

A melhor maneira de descobrir o tipo de pisada é procurando por um ortopedista, especialista em tornozelo e pé.

O que um tênis de corrida precisa ter?

Existem diversas características que podem tornar um tênis de corrida ideal. No geral, ele deve dispor de um sistema de amortecimento, flexibilidade, aderência e ventilação. Além disso, deve ser adequado ao seu tipo de pisada.

Compre seu tênis de corrida

Adquira agora mesmo o seu tênis de corrida e pratique essa atividade de forma correta e mais segura!

Ao fim do nosso artigo, já podemos afirmar que sabemos qual o melhor tênis para corrida, não é verdade?

Ao decorrer do conteúdo, você também descobriu todos os pontos que devem ser levados em consideração antes de escolher o seu.

Além disso, foi possível notar que algumas características são essenciais para praticar essa atividade física de forma mais segura, evitando acidentes com os impactos.

Agora você está pronto para realizar a sua compra com base no calçado que irá atender as suas principais necessidades. É só clicar nos links do nosso ranking e correr para comprar o seu!

Aproveite e compartilhe este artigo com aquele seu amigo que precisa começar a correr com você!

Não se esqueça: aqui na Shog, você sempre encontra as melhores avaliações para não errar na hora da compra! Até a próxima!

Esse conteúdo te ajudou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

* Todos os valores foram atualizado em 2024-04-11 // Dados da Amazon Brasil (api)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você pode gostar
Melhor raquete de Beach Tennis

Qual a melhor raquete de Beach Tennis?

O Beach Tennis é uma modalidade esportiva que tem crescido muito no…
Cadeira Gamer TGT Heron é boa

Cadeira Gamer TGT Heron é boa?

Em um mundo no qual grande parte das tarefas são feitas pelo…