Descubra Qual a Melhor Alexa

Ter uma casa inteligente ou uma assistente virtual é o desejo de muitas pessoas na atualidade. Isso porque, dispositivos como o Smart Speaker facilitam muito a rotina, ajudam no controle do lar e são essenciais quando o assunto é entretenimento.

Hoje é possível encontrar diferentes assistentes virtuais no mercado, sendo a Alexa, sem dúvida alguma, uma das mais queridinhas entre os consumidores. No entanto, com tantas opções, saber Qual a Melhor Alexa pode ser uma missão quase impossível em um primeiro momento, não é mesmo?

Isso porque, não basta comprar a mais barata ou a com melhores avaliações. Existe uma vasta gama de alternativas que vão desde simples caixas de som, até dispositivos com imagem que se assemelham a tablets ou mini-televisores.

Em razão disso, neste artigo, separamos diferentes opções para que você encontre a que melhor se enquadra nas suas necessidades. Assim, após a leitura você saberá Qual a Melhor Alexa para a sua casa e fará parte dessa tendência.

Então, vamos juntos melhorar a conexão da sua casa e tornar o seu dia a dia mais prático e interativo. Vale dizer que deixamos os links de compras para facilitar a sua aquisição por intermédio de um site simples e seguro. Acompanhe!

O que é uma Alexa?

A Alexa é uma das assistentes virtuais mais querida pelas pessoas. Isso porque, se trata de um dispositivo que entende comandos de voz e executa aquilo que lhe é solicitado. Um bom exemplo disso, é a integração com a lâmpada inteligente que liga e desliga as luzes dos ambientes quando solicitado.

Fabricado pela Amazon, o dispositivo ainda permite conexão com TVs, smartphones e aparelhos como Fire TV Stick. Não é à toa que com tantas funcionalidades, a Alexa seja tão buscada pelos consumidores, não é mesmo?

No entanto, não existe apenas uma opção. A Alexa está disponível nas versões: Echo Dot, Echo Pop, Echo Show e Echo Studio. Com base nisso, fica difícil mesmo saber Qual a Melhor Alexa. Afinal, diversas são as suas utilidades e variam desde escutar a sua playlist favorita no Spotify, assistir aos seus filmes e séries na Netflix, até programar a sua lista de tarefas.

Vale dizer que a primeira Alexa chegou ao mercado em 2014 e, de lá para cá, muitos modelos foram lançados. Inclusive, atualmente, é possível configurá-la em diferentes sistemas operacionais, como iOs, Android e Windows, e ainda conectá-la a consoles como o Playstation, por exemplo.

Como saber Qual a Melhor Alexa?

Como dito anteriormente, saber Qual a Melhor Alexa pode ser uma missão complicada, devido à vasta gama de opções. No entanto, se você sabe quais são as suas necessidades, dificilmente irá comprar algo fora da sua realidade.

Hoje, é possível encontrar alternativas entre R$ 300,00 a R$2.000,00, o que as difere são as funcionalidades. Além disso, a geração também pode influenciar nesse cálculo, ou seja, a geração atual sempre vai apresentar algumas melhorias quando comparada à anterior. Por isso, fique atento!

A seguir, apresentaremos outras características que devem ser avaliadas antes de escolher Qual a Melhor Alexa para você. Vem com a gente!

Funções

A primeira coisa que você deve se atentar para definir Qual a Melhor Alexa para você, são as funções que cada uma possui. Ou seja, se você busca por uma assistente virtual apenas para ouvir música, não há necessidade de apostar numa Echo Show, por exemplo.

Já se você deseja assistir a filmes e séries, uma Echo Dot sem visor pode ser inútil. A menos que você utilize uma Fire TV Stick e use a caixinha apenas para dar os comandos a ele.

É importante destacar que, assim como qualquer outro eletrônico, quanto mais funcionalidades, maior será o custo da sua Alexa. Ou seja, entre uma Echo Pop e uma Echo Show, a diferença de valor é muito grande.

Além disso, se o seu objetivo é criar uma casa inteligente, nem sempre uma Echo Dot apenas será suficiente. Isso porque, a Alexa equipada com visor pode ser extremamente eficiente para o controle de câmeras de segurança e outros comandos visuais.

Conectividade

No quesito conectividade não há muito segredo. Isso porque, todos os dispositivos com Alexa possuem conexão com Wi-Fi e Bluetooth. No entanto, modelos mais antigos, como a Echo Dot 3ª geração não é compatível com o padrão 802.11 ac, ou seja, com a frequência de 5 GHz. Então, se você deseja apostar nessa mais antiga, precisa verificar o seu padrão de conexão para não gastar dinheiro à toa.

Além disso, os modelos Echo Studio, Eco Show 10 e Echo 4ª Geração são compatíveis com o ZigBee, um protocolo sem fio usado para a automação residencial.

Potência e alcance do alto-falante

O alto-falante é fundamental, independentemente da Alexa que você escolha. Contudo, se o seu objetivo é ouvir música alta, por exemplo, eles são mais importantes ainda. Dito isto, vale destacar que tanto a potência quanto o alcance variam muito de um modelo para o outro e nesse cenário, o Echo Studio se destaca dos demais.

No entanto, todos os dispositivos costumam ter um alto-falante potente e no que diz respeito ao alcance, ele também depende da quantidade de dispositivos embutidos e do design do ambiente.

Por isso, se você busca por uma Alexa com longo alcance de voz, por exemplo, é válido analisar as informações de alto-falante. Normalmente, os dispositivos com 1 alto-falante de até 2 polegadas e 15 watts de potência, são indicados para cômodos menores.

Já os acima de 3 polegadas tendem a dispor de uma potência maior, sendo excelentes para ambientes maiores, como os externos, por exemplo. Os woofers e subwoofer são responsáveis pelos sons graves e médio-graves, enquanto os mid-ranges fazem referência às frequências médias. Por fim, o tweeter diz respeito a reprodução de sons agudos.

Qualidade de imagem

A qualidade de imagem é um atributo que você só vai encontrar na Echo Show. Entretanto, caso seja a sua escolha, é fundamental avaliar essa característica. Isso porque, você precisa saber se a qualidade de imagem oferecida é compatível com a sua TV, caso você queira usá-la em conjunto.

Normalmente, os modelos de Echo Show são compatíveis com os produtos de 720p, 1080p e 2160p com até 60 fps na imagem. No que diz respeito à resolução, a opção de 1920 x 1080 pixels sempre será a melhor escolha.

Compatibilidade de dispositivos e aplicativos

Outro ponto que merece atenção é no que diz respeito à compatibilidade de dispositivos. Em outras palavras, caso você esteja procurando uma Echo com Alexa para automatizar a casa ou conectar a algum aparelho específico, você precisa verificar se tal dispositivo é compatível com ela.

Ou seja, suponhamos que você queira transformar a sua casa e deseja comprar uma Alexa para acender e apagar as luzes dos ambientes. Para isso, antes de adquirir a sua Echo, é necessário verificar se você possui as lâmpadas ideais para isso.

Obviamente, você pode pensar nisso depois, mas nada mais legal que receber a sua Alexa em casa com tudo pronto, não é mesmo?

Em linhas gerais, a Alexa tende a ser compatível com diversos aparelhos, como:

Em outras palavras, é muito difícil que você tenha qualquer problema em relação a isso, exceto em casos de celulares ou aparelhos muito antigos. Além disso, é importante verificar se os seus aplicativos favoritos são compatíveis com ela. Ou seja, se você só escuta música no YouTube Music, a compra da sua Echo com Alexa pode não ser tão benéfica.

Necessidade de uso

Para finalizar, é essencial lembrar que para saber Qual a Melhor Alexa é necessário saber também qual a sua necessidade de uso. Em outras palavras, dependendo daquilo que você procura, os modelos mais tradicionais podem garantir um excelente custo-benefício.

Além disso, é importante frisar que todos os modelos de Alexa irão trazer benefícios e praticidade ao dia a dia. Escolher uma com mais funcionalidades depende exclusivamente do seu objetivo.

Assim, se você precisa de uma caixa de som super potente, deve apostar na Echo Studio. Já se deseja assistir a filmes e séries, a Echo Show é a mais indicada. Mas, se você quer apenas se divertir com as suas músicas preferidas e comandos simples como despertador, lista de tarefas e notificações, a Echo Dot e a Echo Pop irão atendê-lo.

Vale lembrar que todas as opções podem ser úteis para criar uma casa inteligente, diferenciando-se apenas pelos recursos que mencionamos anteriormente.

Qual a Melhor Alexa? Confira 5 modelos!

Quer saber Qual a Melhor Alexa? Então, confira abaixo, os 5 modelos mais bem avaliados na Amazon e suas características.

5. Echo Studio

Se você quer saber Qual a Melhor Alexa com base no som, a Echo Studio é a opção ideal para você. Isso porque, ela possui recursos que permitem uma experiência imersiva ao ouvir suas músicas nas plataformas digitais.

Muito mais que uma excelente alternativa na hora de escutar suas playlists favoritas, ela também te mantém informado e interage com você, auxiliando nas tarefas do dia a dia. Inclusive, se a sua intenção é usá-la numa festa ou ambiente externo, seu som tridimensional proporcionará a qualidade de som que você procura.

Vale dizer que o Echo Studio oferece a tecnologia Dolby Atmos com a identificação do som acústico de cada ambiente, ajustando a sua reprodução. Além disso, com esse dispositivo, você também pode controlar a sua casa e enviar diferentes comandos para a Alexa.

Echo Studio | O som mais extraordinário com Alexa - com Dolby Atmos e tecnologia de processamento de áudio espacial | Cor preta
  • Funções: Chamadas de voz e Smart Speaker
  • Conectividade: Wi-fi e Bluetooth
  • Potência e alcance do alto-falante: 3 mid-range de 2″, 1 tweeter de 1″e 1 woofer de 5,25″
  • Qualidade de imagem: não possui
  • Compatível com os aplicativos: Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outros
  • Alexa Integrada: Sim
  • Cores: preto e branco
PrósContras

  • Excelente qualidade de áudio
  • Graves bem acentuados
  • Som limpo e potente

  • Valor elevado comparado aos demais modelos
  • Não é compatível com YouTube Music

4. Echo Show 15

A Echo Show 15 possui uma tela de 15,6 polegadas e ainda conta com imagens em Full HD 1080p. Características ideais se você procura um dispositivo com Alexa para assistir filmes e séries. Inclusive, se você deseja saber Qual a Melhor Alexa, esta opção é, sem dúvidas, uma delas.

O dispositivo funciona tanto na orientação paisagem, quanto no retrato, o que é perfeito para o lugar no qual você vai colocá-lo. Inclusive, na função picture in picture é possível verificar as câmeras de casa, enquanto assiste a outros tipos de vídeo.

Por falar em outros tipos de vídeos, a Echo Show 15 traz aplicativos como Prime Vídeo, Netflix, Disney + e GloboPlay para uma verdadeira sessão de cinema. Além disso, você pode ouvir estações de rádio e seus podcasts preferidos no Spotify e Amazon Music.

Echo Show 15: Smart Display Full HD de 15,6" com Alexa e experiência Fire TV | Streaming, organização e casa inteligente | Controle remoto incluso
  • Funções: Lista de tarefas, retrato, chamadas de vídeo e Smart Speaker
  • Conectividade: Wi-fi e Bluetooth
  • Potência e alcance do alto-falante: 2 alto-falantes de 1,6”
  • Qualidade de imagem: 15.6″ com resolução de 1920 x 1080 pixels
  • Compatível com os aplicativos: Amazon Prime, Netflix, Disney +, Star +, YouTube, GloboPlay, Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outros.
  • Alexa Integrada: Sim
  • Cores: preto com branco
PrósContras

  • Excelente qualidade de imagem
  • Ótimo desempenho
  • Som potente

  • Preço elevado
  • Navegabilidade um pouco lenta
  • Podem ocorrer bugs ao adicionar Widgets

3. Echo Show 8 (2ª Geração)

Ocupando um lugar acima da Echo Show 15, a Echo Show 8 se mostra uma melhor opção no que diz respeito ao custo-benefício. Ou seja, se você quer saber Qual a Melhor Alexa no quesito valor, a Echo Show 8 é a alternativa ideal.

Isso porque, ela possui diversas funções idênticas à versão 15, porém é mais simples e com menos aplicativos. Em outras palavras, ela também pode monitorar a sua casa, realizar chamadas de vídeos e proporcionar uma excelente experiência ao assistir filmes e séries e ouvir suas playlists favoritas.

No entanto, uma reclamação comum é que este modelo só se conecta ao Prime Vídeo e à Netflix. Alguns usuários conseguem acessar o YouTube, mas sem nenhuma otimização. Assim, se você não é fã de outros streamings, essa pode ser a melhor opção para você.

Echo Show 8 (2ª Geração): Tela Inteligente HD de 8" com Alexa e câmera de 13 MP - Cor Branca
  • Funções: Chamadas de vídeos, retrato e Smart Speaker
  • Conectividade: Wi-fi e Bluetooth
  • Potência e alcance do alto-falante: 2 alto-falantes de 2,0
  • Qualidade de imagem: 8″ com resolução de 1280 x 800 pixels
  • Compatível com os aplicativos: Amazon Prime, Netflix, YouTube, Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outros.
  • Alexa Integrada: Sim
  • Cores: preta e branca
PrósContras

  • Excelente custo-benefício
  • Ótima qualidade de som e imagem
  • Navegação intuitiva

  • Não é compatível com Disney +, Star +, Paramount, HBO e GloboPlay
  • Experiência com YouTube não é otimizada

2. Echo Pop: Smart Speaker

A Echo Pop é um dos mais recentes lançamentos de Alexa. Trata-se de uma excelente alternativa se você deseja um dispositivo para ouvir suas playlists, sem necessidade de imagem.

Com uma ótima qualidade de som, a Echo Pop é a alternativa ideal para os mais diferentes ambientes internos, especialmente os quartos. Entretanto, se você precisa de uma opção para cômodos maiores ou externos, a Echo Studio continua sendo a mais aconselhável.

Inclusive, se a sua intenção é ter uma Alexa que combine com a sua casa, a Echo Pop se destaca pelo seu lindo design. Além disso, também é ótima para transformar o seu lar em uma casa inteligente.

Echo Pop | Smart speaker compacto com som envolvente e Alexa | Cor Preta
  • Funções: Smart Speaker
  • Conectividade: Wi-fi e Bluetooth
  • Potência e alcance do alto-falante: 1 alto-falante de 1,95” com direcionamento frontal, alta definição sem perdas.
  • Qualidade de imagem: não possui
  • Compatível com os aplicativos: Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outros
  • Alexa Integrada: Sim
  • Cores: preta e branca
PrósContras

  • Excelente custo-benefício
  • Lindo design
  • Som potente

  • Não é compatível com YouTube Music
  • Audição inferior aos demais modelos

1. Echo Dot 5ª geração com Relógio

Em primeiro lugar no nosso ranking de Qual a Melhor Alexa, temos a Echo Dot 5ª geração com relógio. Ou seja, além das funções dos demais modelos de Echo, ela também mostra as horas no visor.

Pensando nessa funcionalidade, não é difícil comprarmos essa opção para o quarto, uma vez que se assemelha a um rádio-relógio. No entanto, ela funciona exatamente igual às outras opções, auxiliando nas demandas diárias, atuando como caixa de som e controlando os aparelhos e lâmpadas da casa inteligente.

Esta é, sem dúvida alguma, uma das melhores alternativas se você deseja um dispositivo para ouvir suas playlists e dar uma forcinha nas tarefas do dia a dia. Além disso, tem um design compacto e está disponível em duas cores, branco e azul-claro.

Características da Echo Dot 5ª geração com Relógio:

Echo Dot 5ª geração com Relógio | Smart speaker com Alexa | Display de LED ainda melhor | Cor Branca
  • Funções: Smart Speaker
  • Conectividade: Wi-fi e Bluetooth
  • Potência e alcance do alto-falante: 1 alto-falante de 1,73″ com direcionamento frontal
  • Qualidade de imagem: não possui
  • Compatível com os aplicativos: Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outros
  • Alexa Integrada: Sim
  • Cores: branca e azul-claro
PrósContras

  • Boa qualidade de som
  • Design compacto
  • Configuração intuitiva

  • Pixel do visor não é muito visível
  • Podem ocorrer bugs no sensor de movimento

Perguntas frequentes sobre a Melhor Alexa

Agora você já sabe quais são as características que devem ser avaliadas para saber Qual a Melhor Alexa. Além disso, conheceu também os principais modelos do mercado. Vamos finalizar agora com as perguntas frequentes sobre o assunto. Acompanhe e encontre as respostas para as suas dúvidas.

É preciso ter um wi-fi para usar a Alexa?

Sim, para usar a Alexa é preciso ter um wi-fi para conectá-la. Desta forma, você só poderá utilizar os recursos da assistente virtual por intermédio de uma conexão com internet.

Qual é a diferença entre Alexa e Echo?

A diferença entre a Alexa e a Echo é que existem diversos dispositivos Echo, mas apenas uma Alexa. Isso porque, a Alexa é uma assistente virtual e Echo é o nome do aparelho. Ou seja, mesmo sem esse alto-falante, você pode encontrar a Alexa em outro dispositivo, como Fire TV, televisores, entre outros compatíveis com ela.

A Alexa só funciona na tomada?

Sim, em linhas gerais, a Alexa só funciona na tomada. Isso porque, os dispositivos Echo que as hospedam não dispõem de baterias internas. Ou seja, dependem de fonte de energia constante. Entretanto, alguns modelos portáteis permitem o uso da assistente usando baterias, mas são casos bem específicos.

Qual é a diferença entre Alexa integrada e “compatíveis com a Alexa”?

A diferença é que a Alexa integrada se trata de um dispositivo que vem com a Alexa embutida, ou seja, um Smart Speaker ou Smart Display Echo, por exemplo. Já os dispositivos compatíveis com a Alexa são aqueles que podem ser controlados usando o serviço de voz da assistente. É o caso das lâmpadas inteligentes.

Quais são os benefícios de ter uma Alexa?

Ter uma Alexa pode trazer benefícios expressivos. Confira alguns abaixo:

  • controle de dispositivos da casa, como lâmpadas, aparelhos, câmeras de segurança e assim por diante;
  • informações em tempo real sobre clima, trânsito, compras realizadas, dentre outros;
  • auxílio nas demandas e compromissos do dia a dia, como alarmes, lista de tarefas e lembretes;
  • reprodução de músicas, filmes e séries integrados com Spotify, Amazon Music e demais canais de imagem e som.

E então, já sabe Qual a Melhor Alexa?

Ao fim deste artigo, só queremos saber uma coisa: você já sabe Qual a Melhor Alexa? Diante de tantas informações e modelos, sua cabeça pode estar bem confusa agora, não é mesmo? No entanto, ao avaliar com calma, temos a certeza que você fará a escolha certa.

É importante lembrar que, como dissemos no decorrer deste conteúdo, Echo tem várias, Alexa uma só. Ou seja, independentemente de qual dispositivo da lista você escolha, a assistente virtual queridinha do momento estará integrada, facilitando os seus dias.

Por isso, decidir não é tão difícil assim, uma vez que o principal você já irá garantir, não é mesmo? Agora, basta analisar as características de cada uma das opções e efetuar a sua compra por meio dos links que deixamos.

Não se esqueça de deixar o seu comentário, caso tenha algo a acrescentar. Sua opinião é sempre bem-vinda, pois todas as nossas avaliações são pensadas para te auxiliar a encontrar sempre os melhores produtos. Boas compras e até a próxima!

Esse conteúdo te ajudou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

* Todos os valores foram atualizado em 2024-06-14 // Dados da Amazon Brasil (api)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você pode gostar
SSD Lexar

SSD da marca Lexar é bom?

Se você chegou até este conteúdo, é porque, provavelmente, sabe da importância…
Melhor Notebook para Estudar

Qual o melhor Notebook para estudar?

Os notebooks têm se tornado os substitutos dos cadernos dos estudantes. Tanto…