melhores marcas de capacete para moto

O capacete é um item indispensável e obrigatório para a segurança de quem pilota moto ou faz o uso constante de bicicletas.

Ele é o responsável pela proteção de toda a região da cabeça dos motociclistas, absorvendo impactos e reduzindo os danos, podendo ser a diferença entre leves arranhões e acidentes gravíssimos.

Para garantir a sua integridade física e proteger o passageiro, é importante considerar diversos pontos antes de escolher o seu. No entanto, esta pode ser uma tarefa difícil, começando pela grande quantidade de marcas disponíveis no mercado.

A pergunta que permeia o assunto é: quais são as melhores marcas de capacete? Para respondê-la, preparamos um ranking com as 5 melhores. Além disso, neste conteúdo, você irá encontrar dicas valiosas sobre esse equipamento tão importante para a segurança dos motociclistas. Vamos lá?

Por que escolher a melhor marca de capacete é importante?

Se você é motociclista ou já teve vivência com motos e bicicletas, sabe que comprar um capacete é um investimento e tanto, isto porque, além da segurança que é o fator primordial, ele também garante o conforto durante os trajetos.

É importante ressaltar que um bom capacete pode durar muito tempo, e evitar a preocupação de ter que trocá-lo, ou seja, a qualidade influencia diretamente nesta questão e quando o assunto é escolher uma boa marca, fatores como popularidade e avaliações de compradores implicam muito.

As marcas mais bem avaliadas e reconhecidas no mercado, normalmente oferecem detalhes exclusivos, além de maior garantia. Vantagens que você não encontra em qualquer produto.

Então, vamos conhecer agora algumas dicas às quais devemos nos atentar antes de optar por uma determinada marca. Continue com a gente!

Como escolher um bom capacete?

Se você é uma pessoa que está iniciando neste mundo, deve ter o cuidado para adquirir um produto que atenda a todas as necessidades de segurança.

Para saber quais são as melhores marcas de capacete, é fundamental analisar com atenção os critérios de segurança, recursos extras e demais características.

Neste tópico vamos te ajudar a entender quais são os principais critérios a serem avaliados antes de escolher o seu. Dentre eles, certificação do produto, validade, cores, suporte, rádios comunicadores, iluminação, entre outros.

Certificação

Este é o ponto principal, o que preza pela sua segurança. Por isso, é fundamental escolher modelos que possuam certificação.

Todos os capacetes para moto no Brasil precisam ser certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Validade

O capacete para moto é um produto com validade. Não é recomendado utilizar modelos com prazo vencido, pois eles podem gerar problemas, além de comprometer a segurança.

O prazo de validade está localizado na etiqueta que normalmente se encontra na parte de trás do pescoço. O capacete não deve ser usado após 3 anos de sua fabricação, mesmo que sejam novos.

Vale ressaltar que, após um acidente a eficácia de proteção é comprometida e, por este motivo, o capacete deve ser inutilizado, dando lugar a um modelo novo.

Ventilação

Os capacetes que são muito fechados precisam possuir um sistema de ventilação frontal mais trabalhado para que o piloto não sinta falta de ar durante o seu trajeto.

A ventilação é um fator imprescindível, pois é fundamental respirar de forma correta enquanto pilota.

Protetor facial

Os protetores internos e externos são muito importantes para o motociclista, especialmente para a própria proteção em relação a possíveis riscos de acidentes. É fundamental ficar alerta no que diz respeito a este tipo de defesa para o rosto.

Alguns modelos dispõem de proteção em isopor do lado interno que auxiliam a amortecer a queda ou impacto durante um acidente. Este tipo de material dissipa o choque, melhorando a absorção de impactos.

Normalmente, os modelos mais caros possuem um protetor ainda mais resistente que o isopor.

Rádios comunicadores

Determinadas versões de capacetes são projetadas para serem utilizadas com um rádio comunicador responsável por auxiliar durante a comunicação do piloto com outras pessoas sem que haja a necessidade de tirar a mão do guidão.

Suporte

Os capacetes com suporte podem custar um pouco mais caro, mas este valor se refere a possibilidade de pendurar câmeras, equipamentos de hidratação, entre outros aparelhos.

As câmeras auxiliam nas gravações dos trajetos, sendo possível utilizá-las como forma de segurança.

Design e cores

É normal escolher o modelo de capacete de acordo com o seu design e cor favorita. No entanto, existem dicas associadas a cores que influenciam diretamente na segurança do capacete.

Se você pilota com frequência durante o período noturno, é recomendado que se use capacetes de cores mais claras, facilitando a visão de outros motoristas em relação a você e sua moto.

Já se você utiliza a moto com mais frequência durante o dia, é indicado que use cores mais escuras no capacete, devido ao reflexo da luz solar. Sendo mais fácil aos condutores de outros veículos identificarem a sua moto na pista.

Tamanho do capacete

Para escolher um capacete que proporcione segurança e conforto, é fundamental que o tamanho seja adequado.

Assim como não podem ser tão largos, também não podem ser muito justos, pois ambas as opções podem expor o condutor a risco.

Ao utilizar um capacete muito largo, a capacidade de proteger a cabeça é limitada, assim como a circulação sanguínea pode ser comprometida nos casos de capacetes apertados.

As 5 melhores marcas de capacete

Agora que você já sabe o que deve levar em consideração na escolha do seu capacete, listamos as 5 melhores marcas disponíveis no mercado. Vamos conhecê-los?

5. Bell Helmets

A Bell Helmets é uma marca fundada em 1954 por Roy Richter para atender as necessidades dos apaixonados por velocidade.

Há quase 70 anos promove a confiança, lealdade e admiração dos consumidores.

Especializada na fabricação de capacetes. Ela conta com designs abertos e fechados, além de modelos articulados especialmente para motocross.

A marca dispõe de capacetes bem populares e de avaliações positivas na Amazon, como é o caso do modelo Qualifier Momentum , que possui a nota de 4,5 de 5.

É um capacete destacado pelos consumidores como confortável, com boa viseira e que não embaça e nem risca facilmente.

Alguns pontos sobre a marca Bell Helmets:

  • Ano de fundação: 1954
  • Sede: Estados Unidos
  • Tipos de capacetes fabricados: Aberto, fechado, articulado, off road.

Produto destaque:

Bell Helmets Capacete Qualifier - 56, Momentum Black Matte
  • Usu Urbano
  • Marca Bell Helmets
  • Momentum Black Matte

4. Mixs Helmets

A Mixs Helmets é uma marca brasileira fundada no ano de 2004 e traz em seu catálogo uma variedade de modelos com design inovador, conforto, alta tecnologia e valor acessível.

Alcançou seus principais objetivos e tornou-se uma das maiores indústrias de capacetes do Brasil, sendo muito bem reconhecida no mercado.

Dispõe de capacetes abertos, fechados, articulados e motocross, além de acessórios para a sua moto, por meio de uma linha metal com produtos como alças, cavaletes, guidões, entre outros e boas avaliações na Amazon.

Uma prova disso é o Capacete Escamoteável MIXS Gladiator que aparece com a nota 4,5 de 5 e comentários que destacam a beleza, o conforto e o custo benefício.

Alguns pontos sobre a marca Mixs Helmets:

  • Ano de fundação: 2004
  • Sede: Brasil
  • Tipos de capacetes fabricados: Aberto, fechado, articulado e off road.

Produto destaque:

1º mais vendido
Capacete Escamoteável MIXS Gladiator Storm Fosco 58 Vermelho
  • Viseira com espessura de 2mm, proporciona maior segurança e resistência a impactos e riscos
  • Possui cinta jugular com fechamento micrométrico e forração antialérgica, com ação antibactericida.
  • Acompanha adesivo refletivo e possui Certificação INMETRO.

3. Peels

A Peels foi fundada em 1978 com a produção de capacetes para os mais diversos públicos e ocasiões. Desde então, a empresa é considerada referência no segmento de fabricação de capacetes e acessórios para motociclistas.

No ano de 1991, os capacetes da Peels passaram a ser fabricados pela Starplast, uma fábrica que dispõe de matéria-prima e alta tecnologia, oferecendo sempre as melhores opções com base em segurança e conforto aos pilotos.

Na Amazon, possui a classificação de 4,6 no Capacete Peels Mirage Techride e os compradores avaliam o produto como resistente, bem acabado e fácil de limpar. Além disso, destacam a leveza e a facilidade no manuseio.

Alguns pontos sobre a marca Peels:

  • Ano de fundação: 1978
  • Sede: Brasil
  • Tipos de capacetes fabricados: Aberto, fechado e modular.

Produto destaque:

1º mais vendido

2. LS2 Helmets

A LS2 é uma das marcas de capacetes que mais cresce no segmento, e que há 30 anos se dedica no processo de desenvolvimento de capacetes.

A marca produz modelos de alta qualidade e excelente custo-benefício. Seu catálogo também dispõe de itens de vestuário, acessórios e peças para motos.

Presente em mais de 90 países, a LS2 aparece na Amazon com diversos produtos, sendo o Capacete Ls2 Rapid Ff353 com avaliação de 5,5 e destacado como um modelo de alta qualidade e custo-benefício pelos compradores.

Alguns pontos sobre a marca Peels:

  • Ano de fundação: Não informado
  • Sede: Espanha
  • Tipos de capacetes fabricados: Aberto, fechado, articulado e off road.

Produto destaque:

1º mais vendido
Capacete Ls2 Rapid Ff353 Monocolor Preto Fosco 60/L
  • Casco em HPTT (High Pressure Thermoplastic Technology), resina termoplástica de alta resistência, conhecida também como ABS. Possui uma capacidade moderada de absorção de impactos, conforme as normas mundiais de segurança, atendem em bom nível aos motociclistas urbanos;
  • Peso médio: 1250 gramas; EPS multidensidade; Entrada de ar frontal; Entrada de ar superior;
  • Acabamento com verniz brilho com proteção UV; Forração cortada a laser com tratamento hipoalérgico, removível, lavável e respirável; Inserções refletivas;

1. Pro Tork

A Pro Tork foi fundada no ano de 1988, em Curitiba. Atualmente é tida como uma das marcas mais populares do mercado. Além de líder mundial na fabricação de capacetes, é também a maior fábrica de motopeças da América Latina.

Além de excelentes capacetes, a marca dispõe de um catálogo com acessórios como bauletos e bolsas, itens de vestuário e peças para motos.

Segundo informações do próprio site, a cada 10 motos em circulação no Brasil, ao menos 7 possuem um item da marca.

Na Amazon o Pro Tork Capacete New Liberty Three possui a classificação de 4,7 de 5 e as avaliações dos consumidores destacam atributos como: tamanho ideal, resistência, conforto e excelente custo benefício.

Alguns pontos sobre a marca Peels:

  • Ano de fundação: 1988
  • Sede: Brasil
  • Tipos de capacetes fabricados: Aberto, fechado, articulado e off road.

Produto destaque:

1º mais vendido
Pro Tork Capacete New Liberty Three 60 Prata
  • O modelo apresenta um casco com design agressivo e moderno
  • Injetado em ABS natural, sendo extremamente resistente a qualquer impacto
  • O forro é confeccionado em nylon com espessura antialérgica

Dúvidas frequentes sobre capacetes

Como saber se uma marca de capacete é segura?

Para um capacete estar de acordo com a legislação brasileira ele precisa possuir as fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal. Além disso, deve dispor de condições de travamento da cinta jugular. Para saber se uma marca é segura, o ideal é que ela tenha o selo de certificação do Inmetro.

Quais são os tipos de capacete?

Existem 4 tipos de capacetes permitidos pela legislação, de acordo com o CONTRAN e avaliação do INMETRO: Aberto, Integral, Modular, Misto e o modelo Off-Road.

Qual é a marca de capacete mais vendida no Brasil?

A marca de capacete mais vendida no Brasil é a Pro Tork.

Qual capacete não pode ser utilizado?

O capacete coquinho não é permitido, pois não oferece proteção completa para cabeça, rosto e olhos. Por se tratar de um modelo aberto não tem proteção para a região temporal, e também não dispõe proteção na mandíbula o que leva o condutor a ficar vulnerável em caso de acidente ou queda.

Qual é o prazo de validade de um capacete?

O capacete é um item considerado bem durável, podendo durar um dia ou x anos, tudo depende do uso do produto. No Brasil, os fornecedores recomendam a troca do capacete a cada 3 anos.

Adquira o seu capacete e garanta muito mais conforto e segurança em seus trajetos

Que o capacete é um item essencial para a sua segurança você já sabia, não é mesmo? No entanto, este conteúdo teve como objetivo te aproximar das informações desconhecidas ou que causam dúvidas sobre o assunto.

Com as dicas que deixamos aqui, ficou muito mais fácil avaliar quais são as características das marcas que melhor atendem às suas necessidades.

Agora é o momento de avaliar cada uma delas com calma e escolher qual será o capacete que irá te acompanhar durante seus passeios.É só clicar no link daquele que mais lhe agrada e realizar a sua compra direto no site. Viu como é fácil?

Não se esqueça que a Shog está aqui para te auxiliar sempre que houver dúvidas na hora das novas aquisições. Até a próxima!

Esse conteúdo te ajudou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

* Todos os valores foram atualizado em 2024-04-11 // Dados da Amazon Brasil (api)

1 opinião
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você pode gostar
Será que o Capacete Pro Tork R8 é bom?

Capacete Pro Tork R8 é bom?

Se você anda de moto, deve saber que o capacete é um…