Iniciante aprendendo violão com um professor

Se você tem vontade de aprender a tocar violão ou está em processo de aprendizagem, deve saber que é fundamental investir em um instrumento ideal para iniciantes, isto é, que não seja tão caro, mas que atenda os requisitos de sonoridade e qualidade.

Para escolher o melhor violão para iniciantes é importante avaliar o material, tamanho, formato e as cordas, para ter a certeza que as necessidades serão completamente atendidas.

Marcas como Giannini e Yamaha são referências quando o assunto é “aprender a tocar violão”.

Como são disponibilizadas uma variedade de opções de violão no mercado, nós vamos te ajudar a escolher o que melhor se adequa para você. Vem com a gente?

Quais são os tipos de violão?

É fundamental tirar um tempinho para fazer uma ampla pesquisa, antes de investir no seu primeiro violão, isso porque, ninguém deseja passar uma experiência frustrante após a compra, não é mesmo?

Por essa razão, destacamos os pontos que devem ser considerados antes de você adquirir o melhor violão para iniciantes.

Primeiramente, vamos analisar os tipos de violão e seus estilos sonoros, afinal, a música depende do modelo do violão. Para entender melhor, que tal conhecê-los?

Violão Acústico

Esse tipo de violão é o mais popular de todos. Tradicional nos shows acústicos, trata-se de um instrumento de seis cordas que, normalmente, são feitas de nylon.

O violão acústico é recomendado para quem está em processo de aprendizagem com o instrumento, e para aqueles que querem tocar MPB, Samba e Bossa Nova, pois a sonoridade dele vem da boca, em consequência da acústica do toque das cordas.

Violão Semi Acústico

O violão semi acústico não possui o som de dentro, como o anterior. Sua cavidade é menor, utilizando somente as fendas.

Por esse motivo, o som é mais baixo em comparação ao acústico, porém ainda é maior que os modelos elétricos. Há espaços para se acoplar cabos, diferentemente do anterior, em que a captação ocorre por meio de microfones.

Violão Eletroacústico

Essa é uma versão que une os dois tipos de violão apresentados, como o próprio nome já demonstra.

Seu corpo de ressonância é pleno e possui captador e equalizador. Por isso, esse tipo de violão possibilita tanto a captação quanto a equalização, tornando-se flexível para todo tipo de apresentação.

Violão Elétrico

Por último, temos o violão elétrico que não possui som natural e nem boca para sonorização.

Ele é mais abafado e a captação é realizada por meio de cabos P10 que são conectados a um amplificador.

Principais modelos de violão

Agora que você já está por dentro dos tipos de violão e sua captação, é o momento de mostrarmos os principais modelos desse instrumento.

Os modelos variam de acordo com as características que são exploradas em cada um deles. Vejamos!

1. Violão Clássico

O violão clássico é o mais indicado para os iniciantes. Além disso, é muito usado pelos artistas de diferentes estilos musicais, por suas curvas e padrões serem conhecidas.

Possui 6 cordas, normalmente de nylon, e o seu som pode ser acústico ou eletroacústico. É um tipo de violão perfeito para MPB e dedilhados, de som macio e agradável.

É de material leve e costuma ter um excelente custo benefício, comparado aos demais.

2. Violão Folk

O modelo de violão folk, utiliza cordas de aço e não costuma ser muito indicado para iniciantes. No entanto, você pode começar seus estudos com ele, mas isso exigirá um pouco mais de empenho.

Justamente por ser composto de cordas de aço, esse modelo pede pelo uso de palhetas. Além disso, as cordas trazem um som mais marcante, forte e metálico, sendo uma ótima opção para pop, rock e sertanejo.

Alguns modelos possuem o chamado cutaway que consiste na curva menor em um dos lados, favorecendo o acesso às casas mais próximas da boca do violão.

3. Violão Flat

O violão flat, é um modelo muito bem trabalhado nas cordas de nylon, sendo uma excelente alternativa aos violões mais clássicos.

Possui um bojo mais estreito e algumas versões trazem um material mais sólido em sua composição. Por essa característica, tem captação própria e pode ser eletroacústico, semi acústico ou elétrico.

4. Violão Jumbo

Para finalizar, o violão jumbo é um modelo popularizado por ter sido utilizado por Elvis Presley e por isso, já denuncia que possui um som mais potente.

É indicado para quem deseja algo semelhante ao clássico, porém com escala maior, mais larga e com base arredondada.

Normalmente, possui cordas de aço e por seu tamanho apresenta alta emissão sonora, com alcance ideal para apresentações de rock, pop, blues e country.

Como escolher o melhor violão para iniciantes?

Até aqui, você conseguiu ter uma boa definição dos tipos de violão. Entretanto, como iniciante, você ainda precisa analisar qual deles se adequa a sua necessidade.

Para isso, é necessário avaliar as particularidades de cada um, como a madeira, as cordas e o tipo de tarraxa do violão.

Vamos falar um pouquinho dessas características?

Tipos de madeira para tampos, laterais e fundo do violão

A origem das madeiras de um violão devem ser levadas em consideração antes da compra. Entre os tipos mais comuns, destacam-se:

  • Stika Spruce: considerada uma das mais populares, a madeira Spruce é muito resistente e utilizada em violões de aço. Possui um som bem aparente e timbre claro, tornando o instrumento de boa projeção sonora e notas com uma dinâmica forte;
  • Cedro vermelho: essa madeira tem menos efeito na nota fundamental, no entanto, possui conteúdo mais diverso em outras frequências;
  • Mogno: essa madeira produz sustenidos e uma velocidade mais lenta, porém, traz registros médios e agudos, por meio de um som amadeirado;
  • Rosewood: utilizada especialmente em guitarras, o Rosewood é o tipo de madeira queridinha pelos músicos. Esta opção oferece densidade média e produz um som bem suave;
  • Basswood (Tilia): madeira de baixa densidade, leve, estável e utilizada na construção de corpos de baixos e guitarras. A principal característica dessa madeira é a frequência média bem ressaltada;
  • Linden: utilizado normalmente para a construção de violões nacionais, a madeira projeta um bom timbre e som equilibrado.

Além dos tipos destacados, o tampo do violão também pode ser de madeira maciça ou laminada, item que diferencia no preço do instrumento, pois o violão com tampo em madeira maciça é mais caro do que os demais.

Cordas de aço ou nylon?

O material das cordas também influencia diretamente no som e na experiência geral. Para escolher o tipo de corda é fundamental apostar no gosto musical e na tolerância às dores no início do aprendizado.

As cordas de nylon oferecem um treino menos dolorido, isso porque são mais macias ao toque. No entanto, o aço é uma alternativa se você deseja criar resistência com esse tipo de corda, para diminuir as dificuldades quando aumentar o nível do aprendizado.

As cordas de aço facilitam o ritmo e soam melhor, já que projetam um som mais potente e vibrante.

Tarraxas do violão

As tarraxas do violão são responsáveis por esticar as cordas no braço, auxiliando na afinação.

Os violões para iniciantes normalmente possuem tarraxas de engrenagem aberta, na qual o mecanismo fica exposto, sendo mais fácil de manusear, porém exigindo maior manutenção devido à sujeira acumulada.

No caso das tarraxas blindadas, o mecanismo fica totalmente protegido, oferecendo maior durabilidade. No entanto, é mais difícil de manusear e possui maior preço de aquisição.

Os 5 melhores violões para iniciantes

Agora que você já sabe como escolher o melhor violão para iniciantes, vamos te auxiliar com a seleção dos 5 melhores disponíveis para a compra online.

Nesta lista você terá acesso a diversas opções e seus prós e contras. Vamos lá?

5. Violão Acústico Aço GS-11 NT Natural

Violão Acústico Aço GS-11NT Natural

O violão acústico aço GS-11 é um produto original Harmonics com garantia HAYAMAX Brasil, composto por 6 cordas de aço, ideal para um som mais potente.

Produzido com tampo de linden e laterais e fundo com tília, que une a frequência bem elevada ao som equilibrado.

Este é um modelo com excelente custo-benefício comparado aos de características semelhantes, material de qualidade e boa durabilidade.

Características do produto:

  • Tipo: Acústico
  • Forma do corpo: Clássico
  • Material do tampo: Linden
  • Material das laterais: Tília
  • Material do fundo: Tília
  • Tipo de corda: Metal
  • Acabamento: Verniz brilhante
  • Marca: Harmonics

Prós

  • Construção e qualidade do material
  • Braço confortável
  • Timbre equilibrado

Contras

  • Dimensões não batem com a ficha técnica
  • Distanciamento pequenos entre as cordas
  • Não segura afinação de início

4. Violão Giannini Eletroacústico Flat Cutaway Nylon NF14 Preto

Violão Giannini Nylon NF14 Preto

O violão eletroacústico Giannini possui uma ótima conexão com a música. Projetado para amadores e profissionais, com ele você descobre novos acordes, por meio de um material de qualidade.

A tampa é produzida em tília e possui peso e densidade para oferecer som com mais corpo. A madeira apresenta bom equilíbrio de graves e soa com mais peso ritmo, seguido do tom suave.

É considerado perfeito para estudantes, porém nada impede que profissionais o utilizem.

Características do produto:

  • Tipo: Acústico
  • Forma do corpo: Flat
  • Material do tampo: Tília
  • Material das laterais: Tília
  • Material do fundo: Tília
  • Tipo de corda: Nylon
  • Acabamento: Verniz brilhante
  • Marca: Giannini

Prós

  • Excelente custo-benefício
  • Possui ótimo timbre
  • Sonorização com graves bem definidos

Contras

  • Pintura frágil
  • Não possui suporte para alça
  • Cordas muito altas

3. Violão Giannini Acústico Estudo Nylon N-14 N Nat

Violão Giannini Estudo Nylon N-14 N

O violão acústico estudo nylon é um dos preferidos pelos estudantes, isso porque é leve e macio e conta com 6 cordas de nylon e braço mais largo para promover maior conforto, facilitando o aprendizado.

Esse violão possui tampo em madeira basswood, que projeta som com agudos brilhantes, médios balanceados e graves suaves. Sua construção é em madeira linden com maple escurecido na escala.

Características do produto:

  • Tipo: Acústico
  • Forma do corpo: Clássico
  • Material do tampo: Linden
  • Material das laterais: Linden
  • Material do fundo: Linden
  • Tipo de corda: Nylon
  • Acabamento: Verniz brilhante
  • Marca: Giannini

Prós

  • Excelente custo-benefício
  • Leve e bonito
  • Possui ótimo acabamento

Contras

  • Corda bate no braço do violão
  • Pode manchar se não for bem cuidado
  • A capa não é almofadada

2. Violão Acústico Giannini N-14 Bk

Violão Acústico Giannini N-14 Bk

A START é a nova série de violões da Giannini e dispõe do GN14 que consiste em um violão leve, confortável, macio ao toque e de boa qualidade.

É um violão ideal para quem vai encarar horas de estudo no mesmo instrumento. Foi pensando nisso, que a Giannini produziu a linha GCX15, perfeita para dar um START na vida musical.

Produzido com tampo, laterais e fundo com basswood e cordas de nylon, é ideal para iniciantes, além de ter um excelente custo-benefício.

Características do produto:

  • Tipo: Acústico
  • Forma do corpo: Clássico
  • Material do tampo: Basswood
  • Material das laterais: Basswood
  • Material do fundo: Basswood
  • Tipo de corda: Nylon
  • Acabamento: Verniz brilhante
  • Marca: Giannini

Prós

  • Material de ótima qualidade
  • Violão super leve
  • Bonito e funcional

Contras

  • É preciso ter cuidado com a pintura
  • Desafina com facilidade
  • Embalagem vulnerável

1. Violão Yamaha Acústico Clássico Nylon C40MII Natural

Violão Yamaha Acústico Clássico Nylon C40MII Natural

O violão acústico C40MII da Yamaha é a versão sem brilho do C40II. Possui uma camada de acabamento acetinado e proporciona um tato mais refinado e suave.

Indicado para quem está aprendendo ou para os músicos que gostam de tocar em casa, por ser um modelo clássico, composto por uma ótima caixa de ressonância.

Produzido em spruce no tampo, e meranti (madeira similar ao mogno) no fundo. A escala e o cavalete são feitos com rosewood, e asseguram a qualidade de volume acústico e uma capacidade de execução que sensibiliza.

Características do produto:

  • Tipo: Acústico
  • Forma do corpo: Clássico
  • Material do tampo: Spruce
  • Material das laterais: Meranti
  • Material do fundo: Meranti
  • Tipo de corda: Nylon
  • Acabamento: Verniz brilhante
  • Marca: Yamaha

Prós

  • Ótima sonoridade
  • Excelente acabamento
  • Teclado suave

Contras

  • Caixa acústica delicada
  • Possíveis falhas no acabamento
  • Escala pode desbota

Dúvidas frequentes sobre violão para iniciantes

Qual corda é ideal para quem está aprendendo: aço ou nylon?

Para os iniciantes, o ideal é o violão com cordas de Nylon. Isso porque oferece um estudo bem menos dolorido, por se tratar de um material macio.

Para que servem as bolinhas brancas do violão?

Essas bolinhas existem para marcar os pontos específicos no braço do violão, as casas de numeração 3,5,7 9 e 12. Por meio dessas bolinhas encontramos as notas inteiras.

Qual a melhor marca de violão para quem está iniciando?

Muitas marcas entregam excelentes instrumentos para quem está iniciando, mas dentre as melhores, podemos destacar: Giannini, Yamaha e Harmonics.

É possível trocar a corda de nylon pela de aço no violão?

Não é recomendável, isso porque o uso errado pode danificar o violão de várias formas. O ideal é utilizar a corda original.

É necessário usar a palheta para tocar violão?

A palheta é indicada para batidas e solos, ou seja, depende da música que for tocada. No entanto, não é algo indispensável.

Avalie com cautela antes de adquirir o seu primeiro violão

Após esse conteúdo recheado de informações, aposto que ficou mais fácil escolher o melhor violão para iniciantes.

Agora é sua vez! Avalie todas as características, custos e, claro, a opção que mais te agrada, antes de escolher o seu. Lembre-se de pedir ajuda do seu professor, caso você já tenha um, porque ele é a melhor pessoa para te auxiliar nas principais dúvidas.

Se você curtiu as nossas dicas, fique ligado nas próximas!

Esse conteúdo te ajudou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 opiniões
  1. Tive que vender meu giannini de nylon, foi o melhor violão que já tive, agora quero comprar outro. Estou na dúvida entre ele e o yamaha. Você já teve os dois?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Achamos que você pode gostar
Professor mostrando que Violão Yamaha C40MII é bom

Violão Yamaha C40MII é bom?

Dos amadores até os profissionais, todos que usam instrumentos musicais buscam referências…