Fazer aquisições no ambiente digital é uma ação muito comum. No entanto, é importante saber como analisar uma loja antes da compra online. Isso porque há sempre o risco de fraudes e golpes virtuais.
Além disso, avaliar uma loja virtual também é fundamental para evitar a frustração posterior. Em outras palavras, mesmo que você faça uma compra com segurança, outros fatores podem deixá-lo insatisfeito. A demora na entrega, a falta de suporte ou um pós-venda ruim também podem fazer com que a sua experiência seja desagradável.
Por essas razões, neste conteúdo você aprenderá como analisar uma loja antes da compra online e entender a importância dessa prática. Continue a leitura e saiba como adquirir um produto em um ambiente seguro que atenda às suas necessidades.
Qual é a importância de analisar uma loja antes da compra online?
Como dito acima, saber como analisar uma loja antes da compra online é importante por diferentes razões.
A primeira delas diz respeito ao cuidado com fraudes e golpes virtuais. Uma vez que é muito comum receber um produto diferente do anunciado ou nem recebê-lo. Não é mesmo? Relatos não faltam sobre aquisições que geraram grandes frustrações aos compradores. A maioria delas foi realizada em sites não confiáveis.
No entanto, analisar uma loja virtual vai além de garantir a entrega do item. Ao fazer uma compra você expõe os seus dados pessoais e financeiros na internet, o que pode ser um perigo nas mãos erradas.
Por fim, conhecer a procedência de uma loja virtual é fundamental para garantir uma boa experiência de compra. Em outras palavras, desde a navegação intuitiva até o pós-venda tudo importa. Afinal, ninguém quer ter dificuldades com a compra e nem falta de suporte após o recebimento do produto.
A confiança em uma loja virtual reduz a possibilidade de desapontamento com atrasos na entrega, produtos com defeito e até insatisfação com devoluções e reembolsos. Assim, além da segurança de dados, saber como analisar uma loja antes da compra online é uma medida que evita dores de cabeça e prejuízos.
9 formas de analisar uma loja antes da compra online
Agora que você entendeu a importância de saber como analisar uma loja antes da compra online, precisa aprender como fazer isso. Confira as principais formas de fazer essa verificação.
1. Consulte a reputação da loja (ou do vendedor)
O primeiro passo para analisar uma loja antes da compra online é consultar a reputação dela. Em alguns casos como Mercado Livre, por exemplo, é importante também buscar referências do vendedor. Elas podem ser encontradas na própria página, conforme a imagem abaixo.

Já quando falamos de loja, uma forma de avaliar a reputação é consultando sites de avaliações e reclamações, como o Reclame Aqui. Esse tipo de plataforma oferece uma visão clara sobre o atendimento ao cliente, cumprimento de prazos, conformidade do produto vendido e soluções de problemas.
Se a loja acumula muitas reclamações não resolvidas ou problemas frequentes com os produtos vendidos, isso é um sinal de alerta. Inclusive, é importante observar as datas das reclamações e se a loja apresenta melhorias após falhas anteriores.
Cabe ressaltar que as empresas com o selo RA1000 são as mais confiáveis em todos os sentidos. Isso porque somente as marcas que oferecem uma boa experiência ao consumidor ganham esse selo.

2. Pesquise sobre a empresa
Além de consultar a reputação da empresa no Reclame Aqui, também é importante pesquisar sobre ela. Essa pesquisa nada mais é do que a verificação do CNPJ, uma vez que com ele é possível confirmar o devido registro da loja. Você encontra o CNPJ no rodapé da página ou na seção de informações legais do site.

Com o CNPJ em mãos você consegue consultar a situação da empresa no site da Receita Federal e em outros que visam a proteção ao consumidor. Vale dizer que uma empresa registrada oferece maior segurança em situações judiciais.
3. Verifique se a loja consta na lista do Procon
Constatar que uma determinada loja está na lista do Procon não é um bom sinal. Isso significa que ela possui reclamações feitas pelos consumidores, as quais não foram respondidas. Em outras palavras, o Procon notificou essas empresas, mas não recebeu retorno. Além disso, algumas delas não foram localizadas, ou seja, provavelmente são falsas.
Para verificar se a loja virtual em questão está nessa lista, basta clicar aqui.
4. Procure sinais de segurança e selos de confiabilidade no site
Outra forma de fazer a análise de uma loja online é procurar sinais de segurança e selos de confiabilidade no site. O primeiro sinal de um site seguro é o protocolo HTTPS, indicado por um cadeado na barra de endereços do navegador. Ele é quem garante que a troca de informações com o site será criptografada, protegendo os seus dados de acessos maliciosos.
Além do HTTPS, os selos: “Site Blindado” ou “Norton Secured”, indicam que a loja passou por auditorias de segurança. Já os selos como: “E bit” e “Trustvox”, garantem que o site segue padrões rigorosos de atendimento e proteção aos dados. Inclusive, atestam a boa experiência de compra.

Cabe ressaltar que para evitar cair em páginas falsas, o ideal é sempre digitar o endereço do site no navegador. Ou seja, a recomendação é nunca clicar em links recebidos por e-mail ou redes sociais.
Se mesmo após conferir esses fatores você ainda tiver dúvidas, pode usar o Site Confiável e o Detector de Site Confiável do Reclame Aqui. Basta copiar a URL do site, colar nessas plataformas e verificar os resultados.
5. Preste atenção à política de privacidade e aos termos de uso da loja
Uma loja segura é transparente no que diz respeito à sua política de privacidade e seus termos de uso. Assim, você encontra essas informações em uma seção exclusiva, normalmente localizada no rodapé do site.
A política de privacidade da loja descreve de forma clara como ocorre a coleta e armazenamento dos seus dados. Já os termos de uso fazem referência à política de trocas e devoluções. Eles também precisam ser claros e objetivos sobre o processo em questão.
Se essas informações não estiverem disponíveis ou gerarem interpretações confusas, é necessário ter atenção. Isso porque, pode ser um possível indicativo da falta de seriedade da loja.
6. Confira as informações de contato e suporte ao cliente
Conferir as informações de contato e suporte ao cliente é fundamental para certificar-se de que uma loja é segura. Deste modo, o site precisa ter diferentes formas de contato como chat, telefone e e-mail. Lembre-se de testar todos os canais de atendimento antes da compra.
Vale lembrar que o suporte ao cliente é um dos fatores mais importantes se você tiver problemas no processo de compra ou com o produto. Assim, se a loja demora muito para responder ou trabalha apenas com respostas automáticas, desconfie! Isso significa que o cliente não é uma prioridade para ela.

7. Verifique os métodos de pagamentos
Outro ponto a ser verificado são os métodos de pagamentos. A recomendação é que você prefira lojas que ofereçam opções conhecidas como PayPal, Mercado Pago, cartões de crédito com sistema de autenticação.
Evite fazer transferências bancárias diretas, ou outros pagamentos sem garantia ao comprador. Quanto mais seguro você se sentir com essa questão, mais confiança você terá na loja.

8. Analise a experiência do usuário no site
Um site que oferece uma excelente experiência ao usuário é sempre mais profissional. Isso deve ocorrer desde a navegação simples e intuitiva, até a finalização da compra. Páginas lentas, descrições de produtos confusos, imagens sem qualidade e informações incompletas sobre a entrega não são bons sinais.
O ideal é que você faça uma compra rápida, sem dificuldades e consiga ter clareza sobre todo o processo de compra até a pós-venda.
9. Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado
Ao se deparar com ofertas muito abaixo do mercado ou promoções vantajosas demais, acenda um alerta vermelho. Nesses casos, compare o preço do produto em outras lojas, especialmente nas mais populares.
Se o valor for muito abaixo dos demais, não arrisque! Os golpes da internet normalmente envolvem produtos com grandes descontos. Não se esqueça também de considerar todas as recomendações anteriores, antes de finalizar a compra.
Aprendeu como analisar uma loja antes da compra online?
Até aqui ficou claro que saber como analisar uma loja antes da compra online é fundamental, não é mesmo? Além de se prevenir contra golpes, você também protege os seus dados e realiza uma compra segura e sem surpresas desagradáveis.
Vale dizer que adquirir um produto em um site confiável também evita frustrações, uma vez que as informações costumam ser claras e objetivas. Inclusive, ter uma boa experiência de compra é o que faz você voltar à loja em outras oportunidades.
Para isso, não se esqueça de verificar a reputação da loja (ou do vendedor), conferir sinais de segurança do site, bem como a política e os termos de uso. Lembre-se de garantir que seu pagamento será por um meio seguro e de que a loja tenha mais de um canal de atendimento.
Cabe ressaltar que fugir de ofertas absurdas também é uma forma de se proteger contra fraudes. Afinal, como diz o ditado popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Por isso, é melhor investir mais do que se arriscar.
Aqui no Shog sempre trazemos as melhores avaliações das lojas e produtos. Ao visitar nossos conteúdos você encontra uma análise completa e ainda os links que o direcionam a um site confiável e de entrega rápida.
Por isso, antes de realizar a sua compra, verifique as nossas reviews e acesse informações claras e confiáveis sobre a loja e o produto. Caso continue com dúvidas, estamos prontos para solucioná-las. Basta deixar o seu comentário.
Boas compras e até a próxima!